Ads 468x60px

Inverno 2011 segundo o SPFW


Lã, couro, pele e tricô. Com cara de inverno, a lã marcou presença em vários desfiles, quase sempre se destacando pelo acabamento elegante e levemente estruturado em casacos, vestidos, calças e tops. Já o couro, outro material recorrente nas passarelas, apareceu em peças separadas, mas também em looks inteiros no tradicional preto e também nas versões branca, nude e colorida (como o coral da Colcci). As peles, grande polêmica da estação, parecem ter mesmo conquistado os estilistas brasileiros, que investiram em versões naturais (com destaque para a pele de coelho) e sintéticas. Por fim, o tricô, técnica bem desenvolvida no Brasil, mas que costumava ganhar pouco espaço nas passarelas, chamou atenção em peças de pontos largos.


Saia longa, casacão, calça cropped e jaquetinha cropped. Assim como no Fashion Rio, a saia longa foi destaque nas passarelas do SPFW, aparecendo mais reta e com menos volume do que nas versões cariocas. As marcas parecem prever um inverno rigoroso, pois investiram em mantôs, jaquetas e casacos pesados. As calças, presença obrigatória nos desfiles de inverno, vêm com a cintura mais alta e a barra encurtada.


Ampla, proporções e cintura anos 1920. O visual sensual pode ser o preferido das brasileiras, mas as passarelas deste inverno indicam uma vontade de uma roupa mais longe do corpo – pense no elegante desfile da Maria Bonita. Bom recurso de styling, o look com diferentes proporções garante um visual atual mesmo com peças antigas. Se as calças aparecem com o cós alto, alguns vestidos remetem à silhueta dos anos 1920, marcando a cintura lá embaixo, na altura dos quadris.


Cinza, preto, nude, off-white e camelo. Para as marcas que desfilaram nesse SPFW, o inverno será neutro. O cinza é o tom oficial da estação, substituindo o tradicional preto, que também aparece ao lado dos nudes, camelo e off-white. As cores ficam menos básicas graças ao trabalho de texturas, outro destaque da temporada que deve chegar ao guarda-roupa de frio.