Ads 468x60px

MODATEC é a melhor opção..

Bom eu ja fiz alguns dos cursos e indico, vale muito a pena.. E logo começo mais dois então vai ai a dica..


Corte Industrial

Planejamento de encaixe, de enfesto, ordem de corte; Encaixes: par, ímpar, misto, atravessado e enviesado; Métodos de enfestar: manual e com enfestadeira manual; Tipos de enfesto: par (casado / zig-zag), ímpar (único / com pé), dobrado, tubular e escada; Enfesto com alinhamento, tensão, enrugamento e corte de pontas; Métodos de emenda para remoção dos vários tipos de defeitos; Cuidados com tecidos escorregadios e com elastano; Tipos de corte; Separação, etiquetagem, embalagem e estocagem de peças cortadas.

Corte e Chanfração de Calçados e Bolsas

Identificar os materiais utilizados no setor de calçados e bolsas; Confeccionar a faca de corte de sapateiro; Conhecer os tipos de balancinhos, cepos e navalhas; Cortar peças de calçados e bolsas no sistema manual e mecânico; Calculo do consumo e perda no setor de corte; Equipamentos de segurança no setor de corte.

Conhecer a máquina de chanfrar com suas respectivas definições, regulagem do tipo de chanfro, afiar a navalha de corte e executar chanfração com qualidade e segurança.

Costura Industrial

Identificação e nomenclatura das principais partes das máquinas; Controle e operação das máquinas de costura industrial: Reta, Overloque, Interloque e Galoneira; Regulagem de tensão de fios; Exercícios de coordenação motora e montagens de partes específicas; Montagem de peças básicas do vestuário masculino e feminino no tamanho infantil, em tecidos planos e em malhas.

Consultoria de Imagem

Serão propostas situações ativas de aprendizagem, que possibilite ao participante analisar estilos e guarda roupa, para clientes simulados. Os alunos também farão pesquisas em sites especializados e revistas, para criação de um book de apresentação que atenda as necessidades do seu cliente. A importância da imagem pessoal. Imagem pessoal. Estilo pessoal. O cliente e suas emoções. O papel do consultor de imagem.

História da Moda Através da Evolução da Indumentária

Tópicos: História da Moda; História da Indumentária; Estilos de Época;Evolução dos Tecidos e das Cores; Descoberta das formas e possibilidades; A silhueta e a relação com o tempo.

Ilustração de Moda

Desenho de proporções da figura humana: feminina, masculina e infantil; Estilização da figura humana (ilustração de moda); Técnicas de pintura, coloridos e sombreamentos; Desenho técnico do vestuário feminino, masculino e infantil; Preparação e montagem de portfólio.

Modelagem de Bolsas

Tipos de ferramentas, máquinas, equipamentos e consumo de matérias-primas; Modelagem básica: (Modelos: porta-níquel, carteira, pochette, mochila, pasta e bolsas: esportiva, a tiracolo, festa e dois modelos casuais); Demonstração da confecção dos protótipos das bolsas.

Modelagem de Calçados

Tipos de ferramentas, máquinas, equipamentos e consumo de matérias-primas; A forma e suas características; Modelagem básica (Modelos: Inglês, Napolitano, Scarpin, Chanel, Tênis, Oxford e Sandálias: Comum, (Canoinha e Salomé); Demonstração da confecção dos protótipos; Escalação.

Modelagem Industrial Vestuário Feminino – Método Cândida Célia

DESCONTOS ESPECIAIS PARA EMPRESAS ASSOCIADAS AOS SINDICATOS FILIADOS AO SISTEMA FIEMG.

Tabelas e medidas; O modelo básico e suas possibilidades; Estruturas básicas: saias, calças, vestidos, blusas, túnicas, batas, tops, blazers, spencers, jaquetas; Graduação: análise interpretativa; Tendências e estilos; Reciclagem: revitalização do vestuário; Aula demonstrativa de montagem de blazer; Costura: a perfeita união das peças; Acabamentos.

Modelagem Industrial Vestuário Feminino - Avançado

Análise e interpretação de modelos segundo as tendências atuais; Desenvolvimento de Modelagem no tamanho base em tecidos planos e elásticos; Adaptação da modelagem ao tipo de tecido e maquinário utilizado; Sugestões e necessidades individuais; Ampliações e reduções; Controle de qualidade.

Modelagem Industrial Vestuário Infantil 

Tabela de medidas de RN até 14 anos. Tabela de folgas, tabela de raios para godês, tabela auxiliar.

Construção de bases de,saias,calças,short, blusa, vestido, camisa social, camisa de malha,conjunto de moleton, mangas variadas, golas variadas, decotes, recortes, bolsos, capuz, pregueados, franzidos, transpasses, acabamentos, gabaritos, ficha técnica. Ampliação e Redução. 

Modelagem Industrial Lingerie 

Construção de bases; Tabelas de medidas; Construção da graduação: ampliação e redução alfa e numérica; Conhecer características do tecidos, aviamento e suas aplicações; Cálculo de elástico; modelos: calcinhas sutiãs e body.

Operador de Modelagem Via Cad/Cam – AUDACES

Softwares: Audaces Moldes, Audaces Encaixe e Digiflash; Aplicativos e funções utilizadas no processo de modelagem; Alterações e criações de moldes a partir de uma base existente; Desenvolvimento de recortes, revés, forros, entretelas e gabaritos; Digitalizações de moldes bases e com regras de graduações; Construção de modelagem diretamente na tela do computador; Transposições de pences; Conferências de medidas; Aplicações de costuras; Codificações; Tabelas de tamanhos; Ampliações e reduções regulares e irregulares; Adequações dos moldes aos encolhimentos dos tecidos; Estudo e desenvolvimento dos tipos de encaixes.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de modelagem manual.

Noções de informática (sistema operacional Windows).

Pesponto de Calçados e Bolsas

Controle e operação das máquinas de: aplicar vivos e viés, Zig-zag, chanfradeira, overloque e coluna (duplo, triplo e transporte simples); Exercícios de coordenação motora e montagens de partes específicas; Preparação, virado e refilado; Pespontos em calçados e bolsas.

Planejamento e Controle de Produção em Confecção (PCP)

Atividades realizadas em um setor de PCP; Conceitos de planejamento e controle da produção, programação, roteiro, aprazamento, liberação ou despacho; Finalidades de um cronograma gerencial e planejamento global; Itens necessários para realizar previsão de vendas em geral e por modelo; Inter–relação entre PCP e os diversos setores da empresa: corte, vendas, compras, estoque, costura, acabamento e expedição; Fluxo de informações, descrição e finalidades dos controles usados no PCP; Cálculo de recursos (planejamento de materiais, pessoal e equipamentos necessários para uma determinada previsão de vendas).

Planejamento e Desenvolvimento de Coleção

Análise do consumidor; Pesquisa de mercado e análise de coleções anteriores; Pesquisa de tendências; Interpretação de amostras conceituais; Mix de produto; Montagem de painel de tendências; Desenvolvimento de coleção; Mercado e divulgação; Elaboração de mix de produto ideal; Divisão da coleção em mini coleção/estilo; Criação de modelos e desenhos da coleção; Escolha de insumos; Ficha técnica; Apresentação da coleção e divulgação; Vitrines; Imagens; Treinamento à venda de produtos desenvolvidos.

Produção de Moda

Aulas expositivas ilustradas: O que é um produtor de moda, áreas de atuação, diferença entre mercado editorial e publicitário, figurinos de televisão, editorial, pauta de editorial, cronograma, check list, romaneio, staff, casting, creditando o editorial, desfile, look book; Aulas práticas; Produção de 03 editoriais; Produção de pocket desfile.

Tecnologia dos Tecidos

Determinar métodos e procedimentos de análises para identificação de tecidos; Extrair todas as informações que um tecido possui para melhor rentabilidade; Classificar e organizar tecidos, estudar as armações fundamentais de um tecido e determinar as suas diferenças; Identificar e saber interpretar os principais problemas de um tecido, estabelecer controles para recebimentos dos diversos lotes de tecidos; Conhecer os tecidos pelas suas denominações, indicar informações que estabeleça uma boa relação técnica e comercial com a clientela; Corantes e pigmentos profissionais que são usados nos tecidos e suas vantagens e desvantagens técnicas e comerciais, beneficiamento que determinam a qualidade final do tecido.

DESCONTOS ESPECIAIS PARA EMPRESAS ASSOCIADAS AOS SINDICATOS FILIADOS AO SISTEMA FIEMG.

INFORMAÇÕES: (31)3484-9902 OU 3484-9945



Centro de Desenvolvimento Tecnológico para Vestuário - Modatec

Belo Horizonte

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Tel. (31) 3484-9902 I Fax (31) 3482-5612

modatec@fiemg.com.br 

 www.fiemg.com.br