1 – Extroversão X Introversão (O Fluxo de Energia Mental)
Extroversão é quando “agimos no mundo”. Somos extrovertidos quando conversamos com alguém (falar e escutar), preparamos comida ou consertamos algum objeto. Enfim, a extroversão acontece quando interagimos com o mundo.
Introversão é quando “pensamos e refletimos”. Somos introvertidos quando lemos um livro, pensamos sobre o que fizemos ou dissemos, prestamos atenção ao que estamos sentindo ou refletimos sobre determinado problema em nossas vidas.
Introversão é quando “pensamos e refletimos”. Somos introvertidos quando lemos um livro, pensamos sobre o que fizemos ou dissemos, prestamos atenção ao que estamos sentindo ou refletimos sobre determinado problema em nossas vidas.
2 – Sensitivo X Intuição (Como recolhemos informações)
Pelos sentidos quando utilizamos nossos cinco sentidos para recolher informações, ou seja, quando recolhemos informações de uma forma literal, concreta. Isso acontece quando comemos algo, decoramos um discurso, seguimos os passos de um plano ou percebemos a mudança de temperatura e iluminação.
Pela intuição quando descobrimos uma nova forma de fazer as coisas, pensamos sobre as implicações futuras do que fazemos, pensamos em sentidos ocultos sob aquilo que as pessoas dizem ou fazem, ou quando vemos as coisas em contexto, “por cima”.
3 – Racional X Emocional (Como tomamos decisões)
Racional quando fazemos pesquisas e escolhes com base em nossas reais necessidades, quando fazemos a “coisa certa”, em detrimento daquilo que seria o que “mais gostamos”, escolhemos não comprar uma camisa nova, pois já temos outras em bom estado, ou fazemos planos para a realização de tarefas.
Emocional quando decidimos comprar algo por que gostamos, deixamos de falar algo porque pode magoar alguém, decidimos não aceitar um trabalho pois não gostamos do ambiente de trabalho ou decidimos ir a algum lugar para estar mais perto de alguém que gostamos.
4 – Julgador X Perceptivo (Nossas atitudes em relação ao mundo externo)
Somos julgadores quando fazemos listas do que fazer, agendamos compromissos, formulamos e expressamos julgamentos, fechamos um assunto para seguirmos em frente.
Somos perceptivos quando adiamos decisões a fim de verificar as outras opções disponíveis, agimos espontaneamente, decidimos o que fazer conforme as coisas forem evoluindo, sem planejar, fazemos as coisas de última hora.
Juntando tudo, forma-se uma tabela:
E – Extrovertido | I – Introvertido |
S – Sensitivo | N – Intuitivo |
F – Emocional | T – Racional |
P – Perceptivo | J – Julgador |
Os Testes
Muitos anos atrás, quando comecei a estudar isso, todos os sites eram gratuitos.
O principal é www.keirsey.com, mas há também o www.mbti.com (onde retirei meu resultado –as quatro letrinhas-). No primeiro site você pode fazer o teste em inglês e receber um resumo, o resultado completo só pagando (faça aqui: http://www.keirsey.com/sorter/register.aspx).
O segundo site “locka” (trava) todo o resultado e você tem que pagar uma fortuna (USD 59) para ver. No meu caso, como já disse, os resultados foram de graça pois na época não havia toda essa fábrica de dinheiro na internet.
Porém, para aqueles que querem o teste e o resultado em português (e de graça), fica o seguinte site: www.inspiira.org
O Inventor [ENTP]
Como um variante dos Racionais de Platão e dos Dialéticos de Aristóteles, os ENTPs variam pouco dos outros NTs na maioria dos aspectos.Como todos os Racionais, eles são abstratos na comunicação e utilitaristas na forma de implementar seus objetivos. Eles preferem estudar ciências, são absortos por tecnologia e trabalham bem com sistemas. O seu ponto de vista é pragmático, cético, relativista, focado em intersecções espaciais e em intervalos de tempo. Baseiam suas auto-imagens em serem engenhosos, autônomos e resolutos. Eles seriam calmos se possível; confiam na razão, são focados em resultados, buscam conhecimento, prezam cordialidade e aspiram ser magos da ciência e tecnologia. Intelectualmente são aptos a praticar a estratégia muito mais do que a diplomacia, a tática e especialmente a logística.Além disso, já que possuem uma natureza voltada à curiosidade e à opções, eles tendem a preferir o papel informativo do Engenheiro ao papel diretivo de um Coordenador.Por conta de sua expressividade e interesse em todas as coisas do mundo, eles preferem exercer o papel de Inventor [ENTP] ao de Arquiteto [INTP].
Não são muitos os Inventores, digamos cerca de dois por cento da população. Eles são intensamente curiosos e continuamente exploram possibilidades, principalmente se relationadas a problemas complexos, e se intrigam pela Teoria de Caos. Este tipo de curiosidade pode ser inspiradora para as outras pessoas, que se pegam admirando a insaciável busca dos Inventores por conhecimento.ENTPs também são os mais relutantes de todos os tipos a fazer coisas de uma maneira pré-estabelecida simplesmente porque esta é a forma como as coisas sempre foram feitas.Eles possuem a característica de estar sempre atentos a melhorias, sempre em busca de novos projetos, novas atividades, e novos procedimentos.Os Inventores confiam no valor de suas abordagens e apresentam uma capacidade encantadora de ignorar o padrão, o tradicional e o autoritário.Como resultado desta atitude inovadora, eles frequentemente trazem abordagens novas ao seu trabalho e a sua vida.
Bons em análise funcional, Inventores são ávidos julgadores da pragmática de organizações tanto sociais quanto tecnológicas, e freqüentemente se tornam experts na melhoria das relações entre meios e fins.Enquanto o Arquiteto [INTP] enxerga o design como um fim em si mesmo, o Inventor enxerga o design como um meio para um fim, como uma maneira de desenvolver o instrumento que funciona, o protótipo que é replicável.Para esses Engenheiros extrovertidos, as idéias são valiosas quando - e somente quando - elas possam ser traduzidas em ações e em objetos."Isto é impossível de ser feito" é um desafio para um ENTP e ativa uma reação de "Eu consigo fazer isto."Eles não são, contudo, os movedores de montanhas como são os Cérebros-mestres [INTJ].Ao invés disso, o Inventor tem fé em sua habilidade de encontrar soluções para os problemas, e exibe um talento extraordinário de conseguir alcançar as exigências até mesmo nas situações mais impossíveis.Superficialmente, eles se parecem com os Promotores Artesãos [ESTP] por conta de seus talentos de improvisação e de ação oportuna.Mas o foco dos Inventores é sobre competência e sobre um senso de realização, que no caso dos Promotores é um senso de espontaneidade e de liberdade de ação.
Os Inventores têm um espírito empreendedor e podem "se virar" de forma perspicaz com o que - ou quem - quer que esteja à mão, contando com a sua capacidade de resolver problemas conforme eles surgem, ao invés de cuidadosamente gerar um plano detalhado com antecedência.Um esboço é tudo que eles precisam para se sentirem confiantes e prontos para proceder à ação.Devido a esta tendência de depender de sua capacidade e inventividade, ENTPs podem às vezes, deixar de se preparar adequadamente para uma determinada tarefa.Mesmo após repetidos fracassos em situações onde sua capacidade resultou em derrota, o Inventor desenvolverá maneiras de evitar este tipo de situação, ao invés de recorrer a uma preparação mais completa.
ENTPs pode obter sucesso em uma variedade de ocupações, desde que o trabalho não envolva uma rotina excessivamente monótona, ponto este no qual estes se tornam inquietos. Eles normalmente são professores fenomenais, continuamente desenvolvendo maneiras novas e interessantes de conseguir que seus alunos se envolvam no aprendizado. Eles são bons líderes em projetos inovadores que testam sua criatividade. E eles são habilidosos ao engenhar relações e sistemas humanos, rapidamente captando a política das organizações e sempre com o objetivo de compreender as pessoas dentro do sistema ao invés de julgá-las.De fato, eles não são diretivos (não dão ordens) ao lidar com os outros, e tomarão o controle das atividades apenas quando forçados pelas circunstâncias.
Não importa qual o emprego, os Inventores raramente são conformistas em seus locais de trabalho. Se seu trabalho se torna sem-graça e repetitivo, eles tendem a perder o interesse e deixam de dar continuidade às coisas - freqüentemente para o desconforto de seus colegas de trabalho.Para evitar a rotina, ENTPs tentarão burlar o sistema e utilizar as regras e regulamentos do próprio sistema para conseguirem criar o espaço que precisam para inovar. Eles podem até trabalhar contra o sistema apenas pelo prazer de se colucarem numa posição de vantagem. O Inventor também é famoso por tentar conseguir vantagens ao aparentar-se mais disposto a se arriscar através de um caminho perigoso a fazer uma concessão quando lidam com os seus superiores hierárquicos, colocando em risco a própria carreira e se comportando como se desconhecessem as consequências. Assim eles podem acabar criando uma crise desnecessária no trabalho, apenas para dar-lhes uma oportunidade de encontrar uma solução -- e que eles realmente geralmente conseguem encontrar.
Os Inventores freqüentemente possuem um animado círculo de amigos e se interessam por suas idéias e atividades. Eles normalmente são fáceis de lidar, raramente são críticos ou ranzinzas. O seu bom humor e curiosidade tendem a ser contagiosos, e as pessoas buscam sua companhia. ENTPs podem ser conversadores fascinantes, capazes de articular as suas próprias idéias complicadas e seguir as verbalizações complexas das outras pessoas. Eles podem, no entanto, deliberadamente empregar táticas de debate para colocar seus adversários em disvantagem, mesmo se aconteça que os oponentes sejam colegas de trabalho próximos ou amigos queridos. Versáteis e de mentes ágeis, eles reagem com rapidez e habilidade a modificações nos argumentos das outras pessoas. Geralmente, ENTPs estão vários passos à frente. De fato, eles são os mais capazes de todos os Tipos a se manterem numa posição de vantagem com relação às outras pessoas, ao passo que se forem enganados ou manipulados se sentirão humilhados, pois este tipo de coisa ofende o orgulho que têm em ser os mestres da arte de estar sempre por cima.
O seu ambiente doméstico tende também a ser cheio de vida. Eles geralmente vivem com várias pessoas ao seu redor, de riso fácil e freqüente, e são geralmente de bom humor. Embora geralmente sejam provedores confiáveis das necessidades econômicas, a vida com ENTPs é por vezes uma aventura, e eles podem inconscientemente levar a família a perigosas águas (economicamente falando). Ordem nas as rotinas da vida diária não é provável que os inspire, e geralmente resolvem este problema delegando as tarefas de manutenção da casa a seus/uas companheiros(as). Inventores gostam de debater verbalmente com seus entes queridos, e se estes não forem intelectualmente competitivos, provavelmente acharão este tipo de relação (que envolve um estar por cima, com a vantagem, e depois estar por baixo, na desvantagem) algo de certa forma desgastante. Porém, se o par for competitivo, o resultado poderá ser um encantador dar e receber -- ou, às vezes, conflito conjugal.
Inventores tendem a ter todos os tipos de hobbies e podem ser especialistas em áreas inesperadas, mas não estão aptos a compartilhar estes passatempos com os seus filhos ou companheiros(as), no sentido de ensinar-lhes estas coisas. Na verdade, Inventores podem ser muito inconsistentes com relação à atenção que dão aos seus filhos. Geralmente, a relação com os filhos é "oito ou oitenta", indo de um maravilhoso calor e afeição à negligência benigna quando absortos nos variados interesses que possuem no mundo lá fora. Em especial, Inventores têm pouco tempo para as tarefas diárias de cuidar e de disciplinar seus filhos e, se possível, deixarão tais detalhes domésticos para suas(seus) companheiras(os).